segunda-feira, 19 de agosto de 2013

0 Rock de Camaçari vai virar filme



Luz, câmera e rock!! Mais do que merecido, a história do rock de Camaçari será relatada em um vídeo, é o que pretende a estudante de jornalismo Emile Lira, responsável pela iniciativa. A universitária conta com a ajuda da colega Tais Araújo, as duas terão a dura missão de garimpar um pouco sobre a rica e oculta história do rock de nossa cidade.

Fizemos um bate papo com Emile, que contou todos os detalhes sobre vídeo, que é na verdade um trabalho de conclusão de curso da faculdade.
(Obs: Quem tiver afim de contribuir, fique a vontade para mandar arquivos de fotos ou vídeos)

Como está sendo o processo de descobrir fontes para o documentário?

A pesquisa em escala mundia e nacional eu fiz em livros e pela internet, mas em Camaçari, como não há registros, busquei orientação de algumas pessoas que penso ser referências, e que de fato me traçaram o histórico do rock na cidade.
Para o Projeto, no caso, o audiovisual, as fontes estão sendo buscadas pensando, primeiramente, no histórico que já fiz para essa primeira parte. No caso, uma abordagem rápida sobre as primeiras bandas da cidade, e maior foco no que acontece depois de 2000. 

Detalhe um pouco mais a questão do formato do vídeo, como ele realmente será? 

O documentário, na verdade, vai ter o formato de uma matéria especial para um programa de televisão, o que difere de um documentário em si por causa da figura do repórter na tela. O conteúdo será basicamente composto de entrevistas com músicos, produtores, frequentadores e demais figuras, como representantes dos coletivos e da cooperarock. A ideia é que toda a estética tenha a ver com o assunto: mais desprendido do formato padrão.

Por que resolveu fazer o TCC sobre este assunto? 

Primeiro porque é um tema que me interessa bastante, que tenho proximidade e um pouco de intimidade em falar. Também porque me identifico com o jornalismo cultural e o telejornalismo, e com o infotenimento (um neologismo que descreve na mosca o penso em fazer). Além disso, como pessoa que tem uma relação quase sentimental com o rock de Camaçari (rs - apesar de ter, relativamente, pouco tempo 'na cena'), acho massa a divulgação: porque o 'contar uma história', de certa forma, contribui para seu crescimento, para sua consolidação.

Conte um pouco sobre as dificuldades que você já vem encontrando.

A dificuldade que tive na primeira parte foi a de encontrar informações sobre a historia do rock aqui na cidade pela falta de registro mesmo. Para o Projeto, ainda não tive nenhuma dificuldade, só financeira (Risos). Ainda não comecei a por a mão na massa nessa parte, mas imagino que na parte do off terei um pouco de dificuldade pela falta de informações concretas, como já citei. E acredito também que a disponibilidade de algumas pessoas que penso em entrevistar seja um pouco complicada, mas trabalhando e planejando tudo se resolve.

Quando será apresentado o projeto, e depois vai ser disponibilizado para todos?

Vou entregar o TCC para aprovação no final de dezembro. Ainda não pensei em um lugar pra exibir nem nada, mas irei disponibilizar na net e quem sabe fazer um mine sessão de cinema em um som que rolar (provavelmente numa edição do Alternative-se né)

Formas de ajudar:
- Mandando fotos 
- Mandando relatos sobre bandas, grupos, etc
- Se disponibilizar ou indicar alguém pra ser entrevistado
Email: emilelira@yahoo.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Camaçari Rock \o/ Copyright © 2011 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates