quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

2 ENTREVISTA: Paulo Ricardo, o Papel


O entrevistado desta semana do blog Camaçari Rock é o Paulo Ricardo, mais famoso pela alcunha de Papel, confiram.


BLOG CR - Primeiramente, Paulo Ricardo, conhecido como Papel, responda qual é o papel do Papel? 

Papel - Na minha vida tive vários apelidos por ser muito magro. Roupa, Pano de chão, Prancha, Tripa seca e etc, por nunca ligar nenhum ficou. Mas meu amigo Juninho Nofx uma certa vez falou que eu sou magro como um papel e eu curti. O apelido é "fofo" e gosto, em vários locais as pessoas me conhecem apenas como Papel. Me orgulho muito do apelido. 

BLOG CR - E como você entrou no mundo do rock in roll?

Papel - Quando eu era guri ouvia Raul Seixas, Mamonas assassinas, mas acho que realmente entrei na música mesmo de pesquisar e escutar intensamente lá pra 2002, (antes eu queria ser que nem os caras do N Sync e ouvia muito Shakira e Thalia rsrs). Meu Primeiro show de rock foi na praça Abrantes onde rolou Cover do Rage Againt The Machine e Veuliah(são as bandas que lembro do dia).

BLOG - Simetria Inexata, Teatro de Sombras, The Clan e agora Riverman, o que cada uma delas representa para você?

Papel - Todas as bandas que toquei e toco tenho um sentimento muito forte de que estou fazendo algo importante na minha vida e onde me sinto muito vivo. A Teatro de Sombras foi a primeira banda de rock que toquei foi a minha estreia. Quando comecei a tocar com a Teatro não sabia tocar nada e aê Vitor foi me passando as notas e fui pegando. Eu e Vitor tem uma vontade imensa de voltar com a banda, Neném é um cara que tem um talento incrível pra batera e Tiago fazia uns efeitos legais na guitarra. Eu ainda estava na banda quando Everton e Ericson me chamaram pra formar a Simetria Inexata onde teve alguns membros(George que só queria beber cachaça, Rudsson o primeiro vocalista da Simetria, Hallan na guitarra que foi uum membro que deu um gás pra banda) Na Saída de Hállan a Simetria ficou pow trio até Jair dizer que gostou do som e que queria entrar. Jair encaixou perfeitamente na banda com seus efeitos e quando ele quis dar uma parada a banda ficou sem gás pra voltar e parou. Toquei tbem na The Clan com Jaque no vocal, Deivison na guitarra com sua performance energética e Michel que é um cara fascinante na guitarra com seus solos incríveis e arrepiantes. No início desse ano eu e Bruno começamos a fazer musicas e Ericson e Everton entraram juntos e surgiu a Riverman. Tocar com Bruno que é um cara que eu considero um gênio na criatividade com letras que mexem comigo profundamente. E voltar a tocar com Ericson e Everton é algo maravilhoso porque nos damos muito bem tanto na amizade como musicalmente.

BLOG - Histórias do rock, conte para nós um causo que você recorda sobre o rock que você tenha vivido.

Papel - São muitas histórias viu? Personalidades marcantes como Rasco e Punk que antigamente todo som invadias o palco e tomava porrada de alguém. Oreah chorando e tocando no som do antigo Bar Astrolábio, e também quando a galera rock dava uma de cupido pra eu ficar com uma menina que era afim, Oreah falando "Deh uma chance pra Papel", Danilo falando que meu instrumento corporal era do tamanho do pedestal. Dou risadas até hoje. Mais um momento que me emociona muito de lembrar foi quando desceu as bandas The Pivos, A Fábrica e Declinium Pro Nho caldos e alugamos um Buzu e desceu uma galera daqui de Camaçari pra esse som. A Energia foi coisa de outro mundo e pessoas iam se aglomerando pra conhecer as bandas que estavam fazendo aquele som.

BLOG - Quais as bandas de Camaçari que você mais curte? Cite 3 e comente.

Papel - Declinium que é uma que marcou muitos momentos marcantes da minha vida e desabafei muito nos shows. É uma banda que emocionou muita gente e cada um tem uma história pra contar eu mesmo já pensei em me declarar com músicas da Declinium. Sem destino é uma música que me identifico muito. "A Fábrica" que fazia shows para nos divertir, extravasar e liberar toda a energia, nos shows da Fabrica sempre me sentia feliz onde corria, gritava, dançava. Sinto uma imensa falta dessa banda. A "Inverso", hoje eu toco graças a essa banda, eu presenciei cada criação de música, formação tudo mesmo porque sempre tava nos ensaios. Eu nunca imaginava que um dia iria tocar até ficar acompanhando os ensaios da Inverso e pensei "é isso que eu quero". Ahhh e desculpe mais desejo muito que a The Pivos esse ano grave seu EP, lance e toque muito porque sou muito fã deles. Tenho um orgulho imenso dessa cena rock independente.

BLOG - Como você define o som da banda Riverman?

Papel - A banda estava pensando num nome e ninguém concordava com os nomes que cada membro falava então Everton pegou o disco do Nick Drake e falou que tal "Riverman"? Amamos o nome por que gostamos muito dessa música. A Riverman como a Simetria tem muita Influencia de Sonic Youth que é uma banda que todos os membros da banda é fan. Apenas nos preocupamos em fazer músicas que amamos e Bruno com suas letras marcantes e diretas, Everton que tem feito melodias lindas e também cheio de energia na guitarra, Ericson sempre completa bem as músicas. Eu me preocupo só em tocar o que a música tá pedindo e demonstrar no palco a paixão que tenho pela música.

BLOG - Estamos chegando perto do fim do ano, Camaçari recebeu grandes shows em 2012, foram grandes eventos, qual atração que você gostaria que voltasse em 2013?

Papel - Em 2013 uma banda que quero muito que volte pra fazer pelo menos um show é a Fábrica. Camarones sempre quando aparece aqui manda muito bem. Jonas, Aphorism, Gepetto, Macaco Bong, Egrégora são bandas que desejo muito que em 2013 cole aqui em camaçari.

BLOG - Qual a maior qualidade da cena rock de Camaçari na sua opinião?

Papel - A união e a amizade. Pelo menos na minha parte eu vejo isso e tenho muitos amigos hoje graças a isso. Aqui em Camaçari existe a união de bandas e pessoas que se preocupam sempre quando a outra banda vai tocar e quando surge uma banda nova todo mundo fica curioso pra ver como é. 

BLOG CR- Qual seu ídolo no rock? 

Na Adolescência eu era fanático pelo Korn, mas eu toco Baixo hoje graças a Juninho NoFX e a Krist Novoselic do Nirvana. Mais no Baixo Justin Chancellor do Tool, Geddy Lee do Rush e Kim Gordon do Sonic Youth tbem são Baixistas que me influenciam muito.

BLOG - Qual o som que está rolando na sua jukebox atualmente?

Papel - Os sons que tenho mais curtido ultimamente é Te'(uma banda do japão instrumental), Sonic youth(uma necessidade de ouvir sempre), Explosions in the Sky, Deftones, Nick Drake.

BLOG CR - Obrigado pela entrevista Pepel, você é um cara que não pode faltar no rock local, deixe uma mensagem pra galera que está lendo sua entrevista.

Papel - Eu fico muito feliz de ter pegado shows maravilhosos de bandas incríveis, e o meu sonho é que cada vez a cena melhore, pra que um dia as bandas independentes possam viver do que amam que é tocar. E sei que muitos shows memoráveis nos estão por vir.



2 comentários:

  1. Papel é uma figura! Valeu pela entrevista e pela iniciativa do blog que não só valoriza a cena local mas é um ótimo informativo sobre ela. Abraços.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Camaçari Rock \o/ Copyright © 2011 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates